PRESIDENTE DA RÚSSIA

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, nesta sexta-feira (17), mandado de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia. Ele é acusado de deportar, ilegalmente, crianças daquele país. 

O mandado também foi enviado para a comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova. A Rússia não reconhece o estatuto do tribunal.

O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz a nota do tribunal.

A guerra na Ucrânia completou um ano em 24 de fevereiro. Desde o início do conflito, a Rússia vem sendo acusada por organizações não-governamentais, por Kiev e por uma investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) de sequestrar crianças em regiões ucranianas tomadas pelo Exército do país e levá-las centros de "reeducação" em território russo.

O Kremlin já admitiu o envio dos jovens ucranianos à Rússia, mas alega tratar-se de órfãos.