CONFLITO

Nesta quinta-feira (27), o chanceler russo Sergei Lavrov disse que os Estados Unidos não responderam ao ponto primordial do documento elaborado pela Rússia a respeito das garantias de segurança, ou seja, a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte no Leste Euopeu. “Sobre a questão principal nesse documentou não há uma reação positiva. A questão principal é a nossa posição clara sobre a inadmissibilidade do avanço da expansão da OTAN no Leste Europeu e a instalação de armas ofensivas que podem ameaçar o território da Rússia”, destacou Lavrov.

Ontem (26), a Casa Branca e a Aliança Atlântica entregaram, conforme havia sido combinado, a resposta por escrito à Rússia referente às suas propostas. Mas recentemente as autoridades russas tinham indicado que as propostas de segurança européia deveriam ser consideradas como um pacote e que a OTAN e os EUA não poderiam escolher ou excluir determinado ponto.
  
Segundo declarações do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, os EUA também ignoraram conscientemente o princípio da indivisibilidade da segurança, quando a existência pacífica de um Estado não pode ser obtida por meio da criação de ameaças a outro. “Vale ressaltar que, quando nossos colegas ocidentais reagem às nossas propostas, eles sempre apelam à aplicação dos princípios acordados no Euro-Atlântico. Eles imediatamente dizem que isso significa que a OTAN tem o direito de se expandir e ninguém tem o direito de proibir-lhe”, afirmou.


Em dezembro do ano passado o Ministério das Relações Exteriores da Rússia enviou as sugestões do seu projeto de segurança na Europa, no qual propôs que ambos os lados diminuam expressivamente as atividades militares que possam ser avaliadas como ameaçadoras para a outra parte e a exigência de que a Ucrânia e demais ex-repúblicas soviéticas não integrem a Aliança.

Fonte:diariodepernambuco.com.br