OBRADOR


O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, designou nesta segunda-feira (7) cinco mulheres para ocupar altos cargos nos autônomos banco central e instituto nacional de estatística, assim como em seu gabinete e na autoridade portuária.


"Não é uma coisa que tenha a ver com a cota de gênero, tem a ver com a necessidade de ter no serviço público homens e mulheres caracterizados pela honestidade", disse o presidente, conhecido por suas iniciais AMLO, em sua habitual conferência matinal.


López Obrador propôs a matemática Galia Borja, atualmente na Tesouraria da federação, como nova vice-governadora da Junta dp Governo do Banco de México (Banxico, central), máximo órgão executivo da instituição, uma nomeação que requer ratificação do Senado.


Borja seria a terceira integrante da diretiva do banco -de cinco membros- nomeada pelo governo do presidente esquerdista, que no início de seu mandato propôs os economistas Gerardo Esquivel, simpatizante de seu projeto político, e Jonathan Heath, um ex-executivo bancário.