A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que condena firmemente o assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, no estado de Michoacán. "Desde o momento em que soube desse grave acontecimento, conversei com o governador de Michoacán e com o secretário de Segurança e Proteção ao Cidadão, Omar García Harfuch, que mantêm uma comunicação constante com o Estado", disse Sheinbaum em registro em sua conta na rede social X.

A presidente disse que convocou o Gabinete de Segurança para garantir o apoio em Michoacán e para que não haja risco de impunidade: "Desde o início, esta administração reforçou a estratégia de segurança. Esses eventos tão lamentáveis nos impulsiona a fortalecê-la ainda mais", declarou. "Reafirmamos nosso compromisso em apoiar todos os soldados do Estado para alcançar a paz e a segurança com zero impunidade e justiça."

Manzo foi morto a tiros na noite de sábado (1/11), no centro histórico de Uruapan. Ele contava com proteção oficial desde dezembro do ano passado, quando pediu apoio do governo federal para o município. Manzo começou a ocupar o cargo tem setembro de 2024. (Com AFP)