DIPLOMACIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (27/7) com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez. Por meio das redes sociais, o chefe do Executivo relatou que no telefonema discutiu temas como as eleições espanholas, relações bilaterais, União Europeia e meio ambiente. 

"Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo @sanchezcastejon, sobre as eleições da Espanha, as relações entre o Brasil, a América Latina e a União Europeia, após a Cúpula em Bruxelas, e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas", escreveu.

Lula assumiu a presidência temporária do Mercosul, bloco formado também por Argentina, Paraguai e Uruguai, e Sánchez, a liderança do Conselho da União Europeia. Um dos principais objetivos do petista é fechar acordo com o bloco europeu, que enrijeceu ainda mais os termos ambientais para finalizar o tratado. No mês passado, o presidente brasileiro criticou as exigências da UE e declarou que a carta enviada ao bloco sul-americano é "uma ameaça" e "não permite que se faça um acordo". Uma resposta deve ser enviada à UE nos próximos dias.

Lula segue despachando do Palácio da Alvorada após ter passado por uma denervação percutânea minimamente invasiva, que consiste na aplicação de uma injeção na raiz nervosa. O procedimento foi realizado ontem (26) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para aliviar as dores que o petista tem sentido no quadril.

Amanhã (28), a previsão é de que Lula participe da cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, no Palácio do Itamaraty.