RESPOSTA

Nos Estados Unidos, uma petição online foi aberta pedindo para que a Ku Klux Klan seja designada como facção terrorista. A iniciativa ocorre após o presidente Donald Trump afirmar que os grupos denominados antifascistas passariam a ser considerados organizações terroristas. Até o momento, o documento conta com mais de 180 mil assinaturas. 


"A KKK é um grupo de ódio supremacista branco que tem histórico de terrorismo, incluindo incontáveis agressões públicas e assassinatos. O ódio não deve ser uma maneira de reunir as comunidades, nem deve ser permitido ou tolerado", diz o documento.


Considerado o grupo de ódio mais antigo e famoso dos Estados Unidos, a KKK foi fundada em meados do século XIX e prega a supremacia branca, perseguindo pessoas pretas no sul do país. A organização sequestrava, torturava e assassinava negros que defendiam direitos civis igualitários para afro-americanos.


Além desta, mais duas petições foram publicadas após a fala do presidente. Trump afirmou que a Antifa, movimento de resistênda da esquerda, está por trás da "violência e vandalismo" nos protestos recentes nos Estados Unidos.