O governo do Peru anunciou neste domingo a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil como medida de prevenção para evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados com a nova cepa do coronavírus descoberta no país vizinho.

"Resolve-se prorrogar, de 1 a 14 de março, a suspensão dos voos de passageiros procedentes do Brasil", afirma um decreto publicado no Diário Oficial. A suspensão terminava neste domingo. O país andino, que enfrenta a segunda onda da pandemia, também estendeu até 14 de março "a suspensão de voos com duração maior de oito horas", segundo o decreto. Estes voos estão suspensos desde 21 de dezembro.

O governo proibiu os voos do Brasil em 26 de janeiro para conter o aumento de casos de covid-19. Mas o ministério da Saúde registrou em 4 de fevereiro a presença na nova variante brasileira do coronavírus em três regiões, incluindo Lima. Peru e Brasil compartilham 2.800 quilômetros de fronteira na Amazônia.

Como parte das medidas de segurança, os passageiros que chegam ao país devem apresentar o resultado negativo de um teste PCR de covid-19. Além disso, os viajantes devem respeitar uma quarentena obrigatória de 14 dias. Com 33 milhões de habitantes, o Peru registra 1,3 milhão de contágios de covid-19 e mais de 46.000 mortes.