Etiópia solicita adesão ao BRICS

A Etiópia solicitou a adesão ao grupo BRICS de economias emergentes, conforme anunciou o Ministério das Relações Exteriores. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (29), o porta-voz do Ministério, Meles Alem, confirmou que a Etiópia fez o pedido para se juntar ao BRICS. As informações são do jornal The Reporter Ethiopia.

"Apresentamos o pedido de adesão e estamos esperando uma resposta positiva", disse Meles Alem aos jornalistas.

Nos últimos anos, o BRICS tem ganhado destaque na economia global, com mais países em desenvolvimento buscando integrar o bloco. No mês passado, autoridades sul-africanas afirmaram que mais de 19 países manifestaram interesse em aderir ao BRICS.

Arábia Saudita, Irã, Egito, Argélia e Indonésia estão entre os países que solicitaram a adesão ao BRICS.

"Como um país que foi fundador de instituições globais como a União Africana e as Nações Unidas, e à medida que buscamos garantir nossos interesses nacionais, é importante nos unirmos a blocos como o BRICS", justificou Melles, explicando por que a Etiópia fez o pedido de admissão.

Originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia e China (daí o acrônimo BRIC), o grupo acrescentou a África do Sul em 2010 e agora é comumente chamado de BRICS. Os cinco países membros representam mais de 40% da população mundial e cerca de um quarto do PIB global.