INUNDAÇÕES

De acordo com dados do Fundo de Respostas de Emergência da Organização das Nações Unidas, há cerca de 884 mil pessoas que necessitam de assistência por causa das inundações, sendo que dessas, 250 mil precisam de ajuda urgente e imediata para sobreviver. Mas, o secretário-geral adjunto das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, disse que é ainda impossível calcular o alcance da destruição na Líbia. “Não sabemos toda a extensão do problema. As inundações, as torrentes, os edifícios destruídos e a lama também escondem as necessidades reais e o número de mortos", apontou.

Segundo o último balanço das autoridades líbias, o número de vítimas das inundações já ultrapassou os 11 mil e há mais de 10 mil desaparecidos, além de estradas destruídas e bairros inteiros em ruínas.

As Nações Unidas pediu mais de 67 milhões de euros para os 250 mil afetados. “A organização já disponibilizou dez milhões de dólares do seu fundo de emergência para fazer chegar às vítimas das inundações no país, como bens de primeira necessidade e material para tentar impedir uma crise sanitária que poderá ser causada pelo elevado número de mortos que jaz a céu aberto, a falta de água potável entre outros fatores”, explicou Griffiths.

Após o colapso das duas barragens devido às fortes chuvas em Derna, local mais atingido pela tempestade Daniel, a cidade foi evacuada e só é permitida a entrada das equipes de busca e salvamento, para tentar encontrar desaparecidos sob a lama e os escombros. "Há corpos por todo o lado", é a frase que mais se repete pelos governantes, trabalhadores humanitários e a população.

A porta-voz regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Imene Trabelsi, afirmou que neste momento, o principal desafio enfrentado pelas equipes humanitárias e pelas autoridades sanitárias é a recuperação de cadáveres e a adequada conservação destes corpos. "Infelizmente, a maioria destas pessoas podem ter morrido e podem ainda estar enterradas na lama ou ter sido arrastadas para o mar”, indicou Trabelsi.

A ONG Crescente Vermelho líbia diz que a cada instante aumenta o dramático número de vítimas das inundações catastróficas na cidade de Derna.

"Não podemos confirmar com certeza os números finais, mas é de uma magnitude bastante elevada. E receio que vamos ouvir falar em números muito elevados, provavelmente muito mais do que foi confirmado até agora", acrescentou o representante permanente da Líbia na ONU, Taher El-Sonni.