PANDEMIA


O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que o novo coronavírus pode nunca ser erradicado. "Mesmo em ilhas, há sempre um risco de que novos casos surjam internamente ou que sejam trazidos de fora".

A declaração foi dada nesta sexta-feira (10), quando o executivo explicava a importância de respeitar os cuidados necessários após a quarentena: reabrir de forma lenta, esperar entre fases da reabertura e ter dados que mostrem onde podem estar os problemas. "Isso era esperado. Já havíamos dito que, após a reabertura, existe risco do vírus voltar".


Mesmo com a probabilidade do vírus nunca ser eliminado, a OMS afirmou que ainda é possível controlar a epidemia de coronavírus, embora o número de casos "tenha mais que dobrado nas últimas seis semanas". 


"Existem muitos exemplos em todo o mundo que mostraram que, embora a epidemia seja muito intensa, ainda pode ser controlada", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, à mídia, citando os casos da Espanha em Itália e Coreia do Sul. "Somente ações agressivas combinadas com a unidade nacional e a solidariedade global podem reverter o caminho da pandemia", alertou.