Nova York vai retomar a vacinação contra o Covid e as aulas presenciais nas escolas na quarta-feira, suspensas devido a uma gigantesca nevasca que continuava a atingir o nordeste do país nesta terça-feira (2) e já deixou mais de 17 centímetros de neve na cidade.

"Esperem impactos de grandes a extremos em toda a região da Pensilvânia ao Maine, incluindo nas áreas metropolitanas de Filadélfia, Nova York e Boston", disse o National Weather Service (NWS) em um comunicado.

No Central Park, a queda de neve foi de 43,7 cm às 7h locais, a 16ª maior da história de acordo com registros iniciados em 1869, quando se esperava que fosse uma das 10 maiores e ultrapassasse 50 cm.

Depois de parar pela manhã, a neve voltou a cair ao meio-dia de terça-feira, e os meteorologistas estimam que Nova York ainda possa acumular cinco centímetros adicionais de neve.

O estado de emergência na cidade terminou nesta terça às 6h locais, e os trens metropolitanos voltaram a circular pela maior cidade americana, embora as escolas permaneçam fechadas até a quarta-feira.

Os restaurantes também poderão reabrir ao público na quartas-feira, mas apenas para refeições em mesas montadas ao ar livre.

Após dois dias de suspensão da vacinação contra o vírus, o prefeito Bill de Blasio disse que as consultas serão remarcadas e o atraso será recuperado "muito rapidamente".

A nevasca mais forte no nordeste do país foi registrada em Montague, Nova Jersey, onde nevou 84 cm. Em alguns lugares nevou até 7,6 cm por hora.

Ao contrário das tempestades anteriores, o número de vítimas foi limitado. Um homem foi encontrado morto em um parque em Newark, Nova Jersey, e uma mulher com Alzheimer morreu de resfriado em Allentown, Pensilvânia, após deixar sua casa.

Em um subúrbio de Wilkes Barre, Pensilvânia, um casal de 50 anos que varria a neve da frente de sua casa foi morto por um vizinho após uma discussão. O assassino cometeu suicídio enquanto a polícia se preparava para prendê-lo.

“Estamos muito melhor preparados para nevascas do que antes. Agora temos a nevasca do século duas vezes por ano, então temos mais equipamentos, mais funcionários, mais sofisticação”, disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo.

A tempestade está agora se dirigindo para o norte da Nova Inglaterra, observou o NWS. No Maine já começou a nevar e cerca de 38 cm de neve são esperados.