Centenas de seguidores do herói da independência da Índia, Mahatma Gandhi, iniciaram nesta quarta-feira (2) uma marcha pela paz que os levará de Nova Delhi a Genebra, numa caminhada de 14 mil quilômetros que vai durar cerca de um ano.


O início desta marcha, batizada "Jai Jagat", que significa "curar o mundo", coincide com o 150º aniversário de nascimento de Gandhi e cruzará dez países promovendo os valores do ícone indiano da paz, que pregava a resistência não-violenta contra o Império Britânico, que colonizou a Índia.

"Se isso é possível na Índia, é possível em qualquer outra parte do mundo", disse o organizador da marcha, Rajagopal PV, enfatizando que a não violência também pode estar no centro do combate à pobreza ou às mudanças climáticas.

Para Michel Daudet, um fazendeiro francês aposentado, o objetivo da marcha é construir "um mundo mais justo". "A mudança começa com nós mesmos. A marcha servirá também para a nossa mudança", acrescentou.

Gandhi, pai da independência indiana, foi a figura mais proeminente na luta contra a colonização britânica, na qual defendia a não violência. Ele foi morto em 1948.