Em seu último comercial de TV antes da votação, que acontece no próximo domingo (19), o candidato a presidente da Argentina Javier Milei usou um slogan da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A esperança vai vencer o medo”, afirmou o presidenciável, que se coloca como um ultraliberal e sempre atacou a esquerda, em seu país e em todo mundo, chegando a declarar que vai romper relações comerciais com países comunistas e governados por pessoas como Lula. 

O vídeo foi produzido após uma visita à Argentina do marqueteiro argentino Pablo Nobel, que atua como conselheiro de Milei. “Essa é uma campanha profundamente desigual e sem recursos”, disse Nobel à CNN. Marqueteiro do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022, Nobel ajudou a desenhar a estratégia da reta final de campanha de Javier Milei e fez um diagnóstico da disputa.

“A campanha de Milei é horizontal e enfrenta um adversário que abusa do poder econômico. Mas ele também cometeu alguns erros graves”, afirmou. Segundo Nobel, os principais foram criticar o Papa Francisco (argentino), exaltar Margaret Thatcher (líder do Reino Unido no período da Guerra das Malvinas) e não ter moderado o tom no segundo turno.

“As críticas ao Papa, que é o argentino mais famoso de todos, em um país de maioria católica, foram um problema que ganhou força no sábado antes da eleição. Nesse dia os argentinos vão à missa. Imagine que ouviram dos padres?”, disse Pablo Nobel.

 

Tudo indica que o pleito será acirrado como há muito tempo não se via no país vizinho. Pesquisas dão vantagem ora a um, ora a outro candidato, mas Milei parece ter leve vantagem. Em meio a esse cenário, a Argentina enfrenta uma das suas mais profundas crises econômicas. Nesta semana, a inflação anual chegou a 142,7%, mesmo com a desaceleração do crescimento vista em outubro.