Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, na noite desta desta quinta-feira (28) (horário de Pequim). Os dois chefes de Estado tiveram uma conversa franca sobre o relacionamento sino-norte-americano e as questões de interesse comum.

Xi Jinping apontou que atualmente a agitação e a reforma, duas tendência do mundo, estão evoluindo constantemente, e os dois déficits - desenvolvimento e segurança -, estão cada vez mais destacados. Perante a circunstância mundial sobreposta pela agitação e reforma, a comunidade internacional e os povos de diversos países esperam que a China e os EUA, dois grandes países, possam desempenhar seu papel de liderança, defender a paz e a segurança mundial, e promover o desenvolvimento e a prosperidade do globo. Trata-se da responsabilidade dos dois grandes países, China e EUA.

O presidente chinês reiterou que a definição das relações sino-norte-americanas do ponto de vista de competição estratégica, e o tratamento da China como o maior adversário e o desafio de longo prazo são uma má compreensão sobre o relacionamento e o desenvolvimento da China, o que deu uma orientação errônea aos povos dos dois países e à comunidade internacional. Por isso, os dois lados devem manter comunicações em diversos níveis, aproveitar bem os atuais canais de comunicação, a fim de promover a cooperação.

Perante a situação econômica global cheia de desafios, a China e os EUA devem manter comunicação sobre a coordenação da política macroeconômica, a manutenção da estabilidade da cadeia industrial e da cadeia de suprimentos do globo, assim como  a defesa da segurança energética e alimentar do mundo. A desvinculação contra a lei desfavorece a revitalização econômica norte-americana e tornará a economia mundial ainda mais frágil.
 
Além disso, os dois países devem promover o alívio da tensão regional, trabalhar para o mundo se livrar da pandemia e da estagnação econômica, assim como defender o sistema internacional cujo núcleo são as Nações Unidas e a ordem internacional baseada na lei internacional.

 
Xi Jinping enfatizou a exposição da posição de princípio da China sobre a questão de Taiwan, reiterando que os dois lados do estreito de Taiwan pertencem a uma China, o fato e a situação atual são muito claros. Xi Jinping disse que o país se opõe firmemente à separação de Taiwan e à interferência de forças exteriores e que não há nenhum espaço para qualquer tipo de “independência de Taiwan”.

Os dois chefes de Estado ainda trocaram opiniões sobre a questão da Ucrânia. Xi Jinping reiterou a posição da China na questão.


Os dois líderes consideram que a conversa telefônica foi franca e profunda e concordaram na manutenção da comunicação. As equipes de trabalho de ambas as partes vão continuar a manter comunicação e cooperação, segundo instruções dos dois chefes de Estado.

 

Fonte: Brasil247