ESTADOS UNIDOS

Nesta terça-feira, Kevin O'Connor, médico pessoal do presidente dos Estados Unidos, assegurou que Joe Biden não apresenta distúrbios neurológicos. O'Connor divulgou hoje uma carta, na qual revela as conclusões de um exame neurológico realizado em Biden no começo de 2024.
 
A revelação acontece após o jornal The New York Times publicar que o neurologista Kevin Cannard, foi oito vezes a Casa Branca desde o verão de 2023 até a primavera deste ano. "O presidente Biden não consultou um neurologista para além do seu exame físico anual", afirma O´Connor no texto.
 
A carta apresenta os resultados do mais recente exame do líder norte-americano, que foi feito em fevereiro pelo neurologista Kevin Cannard, e que, de acordo com o médico pessoal de Biden, é o consultor de neurologia da Unidade Médica da Casa Branca desde 2012.

"Um exame neurológico extremamente pormenorizado foi mais uma vez tranquilizador, na medida em que não se registraram quaisquer resultados que fossem consistentes com qualquer distúrbio cerebral ou outro distúrbio neurológico central, como um acidente vascular cerebral, esclerose múltipla e doença de Parkinson", indicou O´Connor.  
 
Na segunda-feira, a Casa Branca já havia anunciado que Biden é submetido a check-ups médicos regularmente, mas que, desde o debate com o candidato republicano Donald Trump, não foi submetido a um exame físico.
 
"Algumas vezes por semana, ele consulta verbalmente o médico enquanto faz exercícios, isso é algo que ocorre muito", declarou a porta-voz presidencial Karine Jean-Pierre, que acrescentou que nestes três anos de mandato Biden foi avaliado medicamente três vezes por um neurologista e reforçou que ele não faz tratamento para Parkinson nem toma medicamentos para esta doença.
 
Após o debate, a Casa Branca alegou que Biden estava gripado naquela noite e, depois, o próprio presidente argumentou que estava cansado devido às recentes viagens internacionais e da preparação para aquele debate. Em 3 de julho, a Casa Branca tinha informado que Biden não realizava exames médicos desde fevereiro, porém dois dias após ele mesmo disse numa entrevista a emissora ABC que os seus médicos fizeram exames para ver se ele tinha alguma infecção, que deram resultado negativo.