O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (23) que não pretende nomear um novo primeiro-ministro e mudar o governo pelo menos até meados de agosto.

"Este governo preparou os [Jogos Olímpicos], e nossa responsabilidade é garantir que eles ocorram bem. Eu escolho a estabilidade, este governo continuará a lidar com as questões atuais. Vamos focar nos jogos até meados de agosto", disse Macron em uma entrevista à France 2.

A mudança do primeiro-ministro e a nomeação de um novo governo agora criariam "caos", explicou o presidente.

O bloco de esquerda Nova Frente Popular, que venceu as eleições parlamentares francesas, nomeou nesta terça-feira uma única candidata, Lucie Castets, para o cargo de primeira-ministra.

"A Nova Frente Popular apresentou ao presidente da república uma proposta para nomear Lucie Castets como primeira-ministra," disse o bloco em um comunicado.

Os resultados das recentes eleições parlamentares deixaram a França com um parlamento pendente, sem que nenhum partido detenha a maioria. A Nova Frente Popular (NPF), uma ampla aliança que inclui França Insubmissa, Socialistas, Verdes e Comunistas, saiu vitoriosa no segundo turno, conquistando 182 assentos. O partido Ensemble, do presidente Macron, ficou em segundo lugar com 161 assentos, enquanto o Reagrupamento Nacional de Marine Le Pen ganhou 142 assentos. (Com informações da Sputnik).