Lacalle Pou fez uma parada em Washington a caminho de Nova York, onde está programado para participar de um evento em sua homenagem na noite de hoje (13) organizado pela Americas Society, um grupo educacional

Joe Biden terá uma breve reunião com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, na Casa Branca nesta terça-feira (13) em uma visita não anunciada, segundo a Bloomberg. De acordo com a mídia, Lacalle Pou busca um meio termo na disputa entre os EUA e a China, seus principais clientes de exportação de commodities e software.

 O presidente uruguaio expressou interesse em fechar um acordo de livre comércio com Washington, ao mesmo tempo em que criticou a superpotência do norte por não compreender a importância estratégica da América Latina.

Em 2021, o governo uruguaio iniciou tratativas comerciais com a China, mas Pequim suspendeu as negociações em meio à oposição dos parceiros comerciais regionais do Uruguai; Argentina e Brasil.

Na Cúpula do Sul realizada em Brasília em maio, Lacalle Pou foi bastante claro em sua posição sobre o retorno de Montevidéu à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) proposta pelo governo Lula. O líder uruguaio se posicionou contra a criação de um organismo semelhante à Unasul ou à retomada do órgão. Segundo ele, esse tipo de fórum estimula "clubes ideológicos".