O grupo islamita radical Al Shabab executou nesta segunda-feira (30) na Somália dois ataques separados, um contra uma base aérea dos Estados Unidos, a 100 km de Mogadíscio, e outro contra um comboio militar da União Europeia (UE), informaram testemunhas e uma fonte das forças de segurança.
Duas fortes explosões foram ouvidas na base de Baledogle, onde conselheiros americanos treinam unidades do exército somali e também onde se encontra uma pista de decolagem de drones militares. Pouco depois aconteceram tiroteios.
"Aconteceram duas fortes explosões, a primeira mais forte. Muitos tiros foram disparados depois das explosões, mas não temos detalhes do que acontece", declarou à AFP Mohamed Adan, um morador da região.
Os insurgentes islamitas Al Shabab, vinculados à Al-Qaeda, reivindicaram o ataque.
"Esta manhã, uma unidade de elite da brigada dos mártires Al Shabab executou um ataque corajoso contra o aeroporto militar americano de Baledogle. Depois de superar o perímetro de segurança da base, sob fortes medidas de segurança, os mujahedines atacaram o complexo militar e combateram ferozmente os cruzados", afirmam os insurgentes em um comunicado.
Na capital Mogadíscio, um carro-bomba avançou contra um comboio no qual viajavam conselheiros militares italianos da Missão de Formação da União Europeia da União Europeia na Somália (EUTM-S), responsável por formar militares somalis.
"Uma carro-bomba tinha como alvo conselheiros militares da UE. Um veículo carregado de explosivos avançou contra o comboio de veículos e provocou vítimas", afirmou à AFP Omar Abikar, um dos comandantes das forças de segurança.
A EUTM-S confirmou em um comunicado que um de seus comboios, que retornava de uma atividade em Vila Gashandigha, onde ficam o ministério da Defesa e as principais sedes do exército somali, foi atingido em Mogadíscio".
"Nenhum soldado da EUTM-S foi atingido pela explosão, mas dois veículos foram danificados", afirma a nota.