As autoridades dos serviços de emergência locais da Indonésia comunicaram que as inundações repentinas e deslizamentos de terra no último fim de semana já provocaram a morte de pelo menos 43 pessoas além de 17 pessoas desaparecidas, na região da ilha de Sumatra Ocidental.

“O número de mortos devido a inundações repentinas e a correntes de lava fria na ilha indonésia de Samatra subiu para 43. Ontem à noite, registramos 37 vítimas mortais. Os socorristas estão em busca das 17 pessoas que continuam desaparecidas,” disse o chefe da agência de gestão de catástrofes de Samatra Ocidental, Ilham Wahab.

As tempestades torrenciais que tiveram início na noite de sábado causaram enchentes, deslizamentos de terra e correntes de fluxos intensos de lava fria vulcânica do monte Merapi, um vulcão na província, e que se caracteriza por uma mistura similar a lama de cinzas vulcânicas e detritos de rocha, areia e água. Sob o efeito das chuvas, estes materiais podem se misturar e escorrer pela cratera.

O desastre climático causou o transbordamento de rios, inúmeras casas debaixo d'água e estradas destruídas.

Nove das vítimas mortais já foram identificadas, incluindo duas crianças de três e oito anos, indicou Abdul Malik, chefe da agência de busca e salvamento da região.