A ativista ambiental de apenas 16 anos, Greta Thunberg, está em Madri, Espanha, cidade sede da 25ª Conferência do Clima (COP-25) e criticou a classe política pela falta de comprometimento com pautas ambientais em entrevista coletiva.

Greta avaliou que os movimentos ambientais já têm voz e estão sendo ouvidos, mas que isto não converte em ações políticas. "Nós estamos nos tornando cada vez maiores, e nossas vozes estão sendo ouvidas cada dia mais. Mas, é claro, isso não se traduz em ação política", disse.


A ativista afirmou que greves estudantis em favor do meio ambiente não são mais opções sutentáveis e disparou novamente contra os governantes mundiais. "Não queremos dar prosseguimento. Adoraríamos ver alguma ação por parte de quem está no poder. Pessoas estão sofrendo e morrendo por conta da emergência climática e ecológica que vivemos hoje, e não podemos esperar mais".

Ela disse também esperar ações concretas dos países após a realização da COP-25. "Evidentemente não há vitória (do movimento), porque a única coisa que queremos são ações concretas. Nós já conquistamos muita coisa, mas, se você avaliar sobre outro ponto de vista, nada foi conquistado".

Uma marcha na capital espanhola nesta sexta-feira (6) promete ser a maior manifestação pelo clima já registrada até hoje e contará com a presença da ativista e outras personalidades, incluindo o ator Javier Bardem.