HispanTV - A organização não governamental de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) denuncia que Israel usa "deliberadamente" a fome como arma de guerra contra civis em Gaza, o que constitui um crime de guerra.

"Durante mais de dois meses, Israel tem privado a população de Gaza de alimentos e água, uma política encorajada ou apoiada por funcionários israelenses de alto escalão que reflete a intenção de matar de fome os civis como método de guerra", enfatizou nesta segunda-feira (18) Omar Shakir, diretor da Human Rights Watch (HRW) para os territórios palestinos.

A ONG instou os líderes mundiais a "se pronunciarem contra este abominável crime de guerra, que tem efeitos devastadores sobre a população de Gaza".

Segundo a HRW, "o contínuo bloqueio de Gaza por parte de Israel, assim como seu fechamento durante mais de 16 anos, equivale a um castigo coletivo da população civil, um crime de guerra".

A organização lembrou ao regime israelense que, "como potência ocupante em Gaza", segundo a Quarta Convenção de Genebra, "tem o dever de garantir que a população civil receba alimentos e suprimentos médicos".

Além disso, enfatizou que Israel não deve atacar objetos necessários para a sobrevivência da população civil, deve levantar o bloqueio da Faixa de Gaza e restaurar a eletricidade e a água.

Após sofrer uma derrota sem precedentes na operação palestina do Movimento de Resistência Islâmica da Palestina (HAMAS) chamada Tempestade Al-Aqsa, o regime de Israel iniciou uma guerra genocida contra a população da Faixa de Gaza em 7 de outubro, que até o momento resultou em mais de 19.000 vidas inocentes perdidas, a maioria delas mulheres e crianças.