Os Estados Unidos identificaram que cinco unidades israelenses estão implicadas em graves violações dos direitos humanos que antecederam o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, disse Vedant Patel, vice-porta-voz principal do Departamento de Estado dos EUA, nesta segunda-feira (29). 

"Identificamos cinco unidades israelenses responsáveis por incidentes individuais de graves violações dos direitos humanos. Todos esses incidentes ocorreram muito antes de 7 de outubro e nenhum aconteceu em Gaza", afirmou Patel durante uma coletiva de imprensa.

Patel acrescentou que quatro das unidades identificadas já haviam abordado e remediado as violações. 

Em 7 de outubro de 2023, o movimento palestino Hamas lançou um grande ataque de foguetes contra Israel a partir de Gaza e atravessou a fronteira, matando 1.200 pessoas e sequestrando cerca de 240 outras. Israel lançou ataques de retaliação, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Até agora, mais de 34.400 pessoas foram mortas na Faixa de Gaza, disseram as autoridades locais.

Brasil247