Redoine Faïd já integrou a lista dos mais procurados da França e estava no presídio central da cidade de Réau
O criminoso Redoine Faïd escapou de helicóptero da prisão onde estava detido perto de Paris, na manhã deste domingo (1), em uma operação que durou poucos minutos e não deixou feridos ou reféns, informou a administração penitenciária.
Faïd, que já integrou a lista dos mais procurados da França, estava detido no presídio central da cidade de Réau, no departamento de Seine-et-Marne, no sudeste de Paris. Durante a fuga, ele teve a ajuda de homens "fortemente armados". Redoine Faïd já tinha fugido da prisão de Lille-Séquedin, no norte da França, em 2013. A fonte acrescentou que a fuga foi feita "de helicóptero com três cúmplices".
O helicóptero foi encontrado na comuna de Gonesse, a cerca de 60 quilômetros da prisão, e "um dispositivo de buscas foi ativado em toda a região".
A aeronave tinha decolado da comuna de Bourget, também nos arredores de Paris.
A polícia judiciária está encarregada do caso e "todos os meios foram mobilizados para localizar o fugitivo", indicou uma fonte do Ministério do Interior francês.
As unidades territoriais da polícia e da gendarmeria "foram imediatamente alertadas" e "dispositivos coordenados de controle e captura foram aplicados, levando em conta a periculosidade do fugitivo e seus possíveis cúmplices".
Redoine Faïd, de 46 anos, tinha sido condenado a 25 anos de prisão por uma tentativa de assalto que custou a vida de uma policial municipal, Aurélie Fouquet.
Ele foi condenado duas vezes em 2017: a 10 anos da reclusão por sua fuga em 2013, e a 18 anos pelo ataque a um furgão blindado no norte da França em 2011. Ele apelou das duas condenações.