EUROPA

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, revelou hoje que nos últimos dias diversas pessoas foram detidas em dois locais no país por suspeitas de estarem planejando, ao menos, dois ataques terroristas separados.
 
No entanto, Darmanin não especificou o número de detidos ou os locais exatos onde eles foram presos. Mas, o ministro francês avançou que a origem terrorista dos atentados que estavam sendo preparados ainda precisa da plena confirmação do departamento antiterrorista do Ministério Público. 
 
Mas, Darmanin também adiantou que a ameaça terrorista na França é extremamente forte, três semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris. “O alerta terrorista está no nível máximo, e continuará assim pelo menos até depois dos Jogos Paralímpicos, que terminam em 08 de setembro”, garantiu o ministro.

 De acordo com o levantamento realizado pela Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI, os serviços secretos), desde 2012 os ataques terroristas na França já mataram 273 pessoas e deixaram centenas de feridos. Mas, as forças policiais conseguiram impedir ou interceptar 81 ataques, sendo que 71 feitos pela ação da DGSI.