Nesta terça-feira (10), pela primeira vez a vice-presidente dos Estados Unidos e democrata Kamala Harris e o ex-presidente norte-americano e republicano Donald Trump se encontrarão hoje no único debate previsto entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos.
 
No momento, as sondagens apontam os dois candidatos tecnicamente empatados na corrida à Casa Branca, com uma diferença mínima entre ambos. Na maioria das pesquisas realizadas permanece dentro da margem de erro.  O confronto, além disso, criou muita expectativa uma vez que promete ser determinante na disputa e vitória da eleição de 05 de novembro.
 
Nos seis Estados críticos que vão decidir a eleição, Kamala está à frente em quatro, segundo a mais recente sondagem CNN/SSRS: Wisconsin, Michigan, Geórgia e Nevada. Já Trump lidera no Arizona. E na Pensilvânia, os dois estão empatados com 47%. 
 
Na pesquisa conduzida pela SSRS indica que uma média de 15% dos eleitores nos Estados críticos ainda não tomaram uma decisão final sobre em quem vão votar. A pesquisa conduzida pela SSRS mostra que uma média de 15% dos eleitores nos estados críticos ainda não tomaram uma decisão final sobre em quem vão votar. 
 
O debate acontecerá no National Constitution Center, na Filadélfia, e os temas que devem prevalecer são economia, imigração e aborto. De um lado, a ex-procuradora geral dos EUA conhecida pelo seu poder de argumentação e experiente em apresentar um caso convincente.

Mas, as posições que Kamala defende ainda são relativamente desconhecidas do público em geral.  Do outro, um ex-presidente com ‘status’ de celebridade que se caracteriza por com um estilo cáustico, insultuoso e politicamente muito incorreto.

O debate é organizado pela emissora ABC News, com duração de 90 minutos e dois intervalos comerciais. Os jornalistas David Muir e Linsey Davis serão os moderadores. No entanto, não haverá público. Os candidatos não poderão fazer declarações de abertura, os microfones serão silenciados enquanto o adversário tiver a palavra e não serão permitidas notas escritas. Cada candidato também terá dois minutos para responder às perguntas, dois minutos para replicar e um minuto extra para acompanhamentos, esclarecimentos ou respostas, contando ainda com dois minutos para as declarações de encerramento.