A Assembleia Mundial de Saúde se realiza nesta segunda-feira (9), organizada pela Organização Mundial de Saúde. 

Entre as mensagens que nortearão o encontro, que vai até o dia 14, estão as soluções para a Covid-19 por meio da ciência e da cooperação internacional, e a necessidade de não retroceder nas metas de saúde traçadas antes da chegada do novo coronavírus, informa a Prensa Latina.

Durante os dias da Assembleia realizam-se dois tipos de reuniões com finalidades distintas, sendo a primeira delas as sessões das comissões encarregadas de debater questões técnicas e de saúde, financeiras e de gestão e a aprovação dos textos das deliberações, que em seguida, são submetidos ao plenário.
 
 
Por outro lado, as comissões plenárias reúnem todos os delegados para ouvir os relatórios e aprovar as resoluções transmitidas pelas comissões.

O diretor-geral da OMS e os ministros da área de cada Estado membro também falam na sessão plenária.


Além disso, são organizadas sessões de informação técnica separadas sobre determinados temas de saúde pública, com o objetivo de apresentar os últimos avanços em diferentes temas, servir como um fórum de debate e facilitar a troca de experiências.

Todos os anos, altos funcionários de saúde da OMS viajam para Genebra, na Suíça, para participar da Assembleia Mundial, mas em 2020 a Covid-19 impôs a reunião virtualmente.

No entanto, como em todas as ocasiões anteriores, o trabalho da Organização Mundial da Saúde será revisto e novas metas e tarefas serão definidas para o futuro.

Durante a primeira sessão virtual da 73ª Assembleia Mundial, realizada em maio passado, os Estados membros da OMS adotaram uma série de resoluções para promover a saúde pública global.