VATICANO

 

 O Papa Francisco, de 88 anos, pediu desculpas por não continuar a leitura da homilia na missa para o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança que celebrava neste domingo (09/02). A celebração ocorreu na Praça São Pedro e reuniu um publico de cerca de 25 mil fieis.

“E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse o chefe da Igreja Católica.

Segundo o portal do Vaticano o líder religioso estava com problemas para respirar em decorrência de uma bronquite. A leitura foi continuada pelo Diego Giovanni Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.

Em seu discurso, Francisco pediu aos militares que 'sejam vigilantes contra a tentação de cultivar um espírito de guerra". Ele ainda solicitou para eles "não perderem de vista o propósito de seu serviço e de suas ações: promover a vida, salvar a vida, defender sempre a vida".

Concelebraram a missa: o prefeito do Dicastério para os Bispos, cardeal Francis Prevost, o ordinário militar da Itália, dom Santo Marcianò e o arcebispo de Vilnius e presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), dom Gintaras Gruas.