O rei saudita, Salman bin Abdulaziz, e o presidente chinês, Xi Jinping, assinaram na quinta-feira o acordo abrangente de parceria estratégica entre os dois países. 

A Iniciativa Cinturão e Rota da China e a Visão 2030 da Arábia Saudita serão 'harmonizadas' sob os planos - que incluem uma série de outros acordos, incluindo suprimentos de petróleo e hidrogênio, estabilidade do mercado global de petróleo e um novo projeto petroquímico.

 
Xi também convidou o rei saudita para visitar a China.

Nesta sexta-feira, Xi disse a líderes árabes em Riade que a China trabalharia para comprar petróleo e gás em yuan, o que deve irritar Washington. Os sauditas vêm desafiando os estadunidenses, que pressionam países ao redor do mundo e até seus aliados mais próximos para limitar as negociações com a China e romper com a Rússia.


Xi se encontrou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman no terceiro dia de sua visita ao reino do Golfo - que ele descreveu como uma "força importante em um mundo multipolar" - enquanto os dois lados estreitam os laços econômicos e políticos.