A icônica chaminé que anunciará ao mundo o nome do sucessor do Papa Francisco foi instalada nesta sexta-feira (2) no telhado da Capela Sistina, no Vaticano. A informação é de agências internacionais.

A estrutura será utilizada para queimar as cédulas das votações do conclave, a reunião secreta dos cardeais eleitores que escolherão o novo líder da Igreja Católica. O conclave está previsto para começar na próxima terça-feira, 7 de maio.

A fumaça expelida pela chaminé servirá como sinal para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro e para o mundo. A fumaça preta indicará que as votações daquele dia não chegaram a um consenso, enquanto a tão esperada fumaça branca anunciará a eleição do 267º Papa.

A história recente sugere que a decisão pode ser relativamente rápida. Os dois últimos conclaves, que elegeram Bento XVI em 2005 e o próprio Papa Francisco em 2013, foram concluídos ao final do segundo dia de votação. A instalação da chaminé marca o início dos preparativos finais para este momento crucial na história da Igreja Católica.