Aos 107 e 108 anos, respectivamente, o casal americano Eleanor e Lyle Gittens está comemorando 83 anos de casamento. Eles ganharam o certificado de casamento mais longevo do mundo do site LongeviQuest, especializado em rankings de pessoas centenárias. "Nós nos amamos", disse Eleanor ao site, questionada sobre o seu segredo para uma relação tão duradoura.

"Eu amo minha esposa", completou Lyle.Até fevereiro deste ano, o casal mais longevo era brasileiro: Manoel Angelim Dino morreu com 106 anos, após completar 85 anos de casamento com Maria de Sousa Dino, de 102.

O site usou dados do último censo da população americana, a certidão de casamento do casal e cruzou materiais de arquivo para confirmar que eles têm o casamento mais longevo do mundo.

HISTÓRIA DE AMOR

Lyle e Eleanor se conheceram em um jogo de basquete em 1941 e se casaram no ano seguinte. A união sobreviveu à segregação racial americana e à Segunda Guerra Mundial.

Quando Lyle foi convocado para servir na Itália, na 92ª divisão de infantaria, Eleanor já estava grávida do primeiro dos três filhos do casal. Ela se mudou para Nova York, onde conheceu a família do marido pela primeira vez.

Após o fim da guerra, eles se reencontraram, tiveram mais dois filhos e trabalharam juntos em cargos governamentais em Nova York. Aos 69 anos, Eleanor obteve seu doutorado em educação urbana pela Universidade Fordham.

"Estou feliz por estar aqui", disse Lyle à LongeviQuest. "Nós aproveitamos o nosso tempo juntos e fizemos muitas coisas juntos." (FOLHAPRESS/ ANAHI MARTINHO)