O incidente ocorreu às 19h35 local (08h35 Brasília), na praça central da cidade da província de Hunan
Uma caminhonete atropelou deliberadamente uma multidão na cidade de Hengdong, no centro da China, deixando onze mortos e 44 feridos, segundo novo balanço fornecido pelas autoridades locais.
O incidente ocorreu às 19h35 local (08h35 Brasília), na praça central da cidade da província de Hunan.
A polícia deteve o motorista da caminhonete, que segundo o jornal Pequim News foi identificado como Yang Zanyun, nascido em Hengdong em 1964 e detido em várias ocasiões por roubo, uso de drogas e agressões.
Trata-se de um reincidente, indicou a polícia local em um comunicado nesta quinta-feira. "Ele lançou o veículo contra a multidão na noite passada. Carregava pás e facas para atacar as pessoas, com a intenção de causar sérios danos".
Em algumas imagens que circulavam nesta quinta-feira nas redes sociais podia se ver a caminhonete com o pára-choque destruído. Os vídeos do crime foram rapidamente censurados.
Dois turistas morreram em 2013 em um atentado com carro-bomba em Pequim, sob o famoso retrato de Mao na Praça Tiananmen.
A ação foi atribuída pelas autoridades aos separatistas uigures, um grupo étnico muçulmano da região de Xinjiang (noroeste). As três pessoas que estavam no veículo perderam a vida.