ESTADOS UNIDOS

Nesta segunda-feira (9), os candidatos as eleições presidenciais norte-americanas, Kamala Harris e Donald Trump finalizam os preparativos para o debate que acontece terça-feira. O debate irá ocorrer no National Constitution Center, na Filadélfia, e será a primeira vez que se encontrarão pessoalmente. Neste primeiro confronto entre os dois adversários deve se refletir substancialmente as grandes diferenças dos dois políticos nas idéias e na condução do país.
 
De acordo com os assessores da vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata, Kamala ficou o fim de semana num hotel histórico no centro de Pittsburgh, na Pensilvânia, elaborando respostas concisas de dois minutos, seguindo as regras do debate.
 
Já o candidato republicano, o ex-presidente Trump, disse publicamente que não precisa se preparar para o debate e tem se dedicado apenas aos eventos de campanha. Seus  assessores também disseram que ele vem revendo posicionamentos políticos com a sua equipe e ainda confirmaram que Trump só chegará a Filadélfia, na tarde de terça-feira, cerca de três horas antes do confronto.
 
O debate é organizado pela rede ABC News e os jornalistas David Muir e Linsey Davis serão os moderadores do debate, que não terá público. Os microfones serão silenciados enquanto o adversário tiver a palavra e não serão permitidas notas escritas, as mesmas regras já usadas no primeiro debate presidencial deste ano, em junho, entre Trump e o presidente e ex-candidato democrata, Joe Biden, que acabou por desistir da corrida a Casa Branca.
 
Além disso, os candidatos ficarão atrás de púlpitos, não farão declarações de abertura e não poderão se questionar diretamente durante o debate de 90 minutos, que contará com dois intervalos comerciais.

 Cada candidato terá dois minutos para responder às perguntas, dois minutos para refutações e um minuto extra para acompanhamentos, esclarecimentos ou respostas, contando ainda com dois minutos para as declarações de encerramento.
 
O debate presidencial de terça-feira é o único agendado até ao momento e pode ser até a única vez que os eleitores assistirão Kamala e Trump  frente a frente antes da eleição geral de 05 de novembro.
 
No calendário da temporada eleitoral consta ainda o debate vice-presidencial entre o governador de Minnesota, o democrata Tim Walz, e o senador de Ohio, o republicano JD Vance, agendado para 01 de outubro na cidade de Nova Iorque. 
 
A campanha da vice-presidente lançou hoje um anúncio televisivo com ex-funcionários da administração de Trump alertando sobre os perigos de uma segunda presidência do republicano. Entre eles estão o ex-vice-presidente Mike Pence, o ex-secretário de Defesa Mark Esper e o ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton.
 
Já Trump continuou com o seu discurso agressivo contra Kamala Harris e no seu último comício a desqualificou mais uma vez pela sua alegada inexperiência, pelas suas mudanças de opinião e pelas conquistas limitadas na sua vida política.