PLEITO

Nesta quarta-feira (27), o Parlamento espanhol rejeitou com uma maioria absoluta de  votos dos 350 deputados do país, a candidatura do presidente do Partido Popular (PP, direita), Alberto Núñez Feijóo, a primeiro-ministro. O PP foi o partido mais votado nas eleições de julho deste ano e o Rei de Espanha, Felipe VI, indicou Feijóo como candidato a primeiro-ministro, que para concorrer precisava ser votado e ganhar a maioria da aprovação do Congresso dos Deputados.

Mas, a votação da candidatura de Feijóo a líder do Governo espanhol teve um resultado que já estava previsto, de acordo com as últimas declarações dos partidos que compõem a bancada do parlamento. Apesar de a votação ser repetida dentro de 48 horas, como prevê a Constituição espanhola, também não se prevêem uma mudança dos votos.

Se na próxima sexta-feira for confirmado o fracasso da investidura de Feijóo na segunda votação, o Rei deverá indicar a seguir um novo candidato a primeiro-ministro. Já o socialista Pedro Sánchez afirma repetidamente que está disponível e que tem condições para reunir os apoios necessários para ser reconduzido no cargo pelo parlamento da Espanha.