CONFLITO

O grupo de 32 brasileiros que está na região da Faixa de Gaza deve sair do local até a próxima quarta-feira (8), segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Nesta sexta-feira (3), o chanceler conversou com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, que teria dado essa garantia.

“Foi a quarta conversa telefônica que eu tive com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen. Ele me deu garantias de que, até quarta-feira, todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah. Portanto, eles terão acesso, já providenciado pelas Embaixadas do Brasil, tanto em Ramallah quanto no Egito, até o aeroporto onde está o avião da Força Aérea Brasileira, que os trará para o Brasil”, afirmou.

 Essa foi a quarta conversa entre os dois desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, em 7 de outubro. Desde então, esses cidadãos com residência brasileira esperam por uma liberação da fronteira das autoridades egípcias para serem resgatados pelo Itamaraty. 

O grupo com 32 pessoas está dividido entre Rafah (8 crianças, 4 mulheres e 4 homens) e Khan Yunes (9 crianças, 5 mulheres e 2 homens). O governo brasileiro mantém veículos de prontidão para levar o grupo a um aeroporto no território egípicio, onde um avião da Presidência da República está pronto, há quase duas semanas, para trazê-los para o Brasil.

Fonte: O Tempo Brasília