Boris Johnson foi eleito líder do Partido Conservador britânico e, em consequência, primeiro-ministro do Reino Unido, segundo o resultado da eleição interna da legenda divulgado nesta terça-feira (23).  


Johnson, que partia como favorito para suceder Theresa May, concorria contra o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em um processo eleitoral que tinha começado no último mês junho após o anúncio da renúncia da premier devido à crise do Brexit.  

Johnson, ex-prefeito de Londres, é um político de direita, com estilo caricato e histriônico. É também Político, jornalista, apresentador de TV.  

O novo líder conservador venceu seu concorrente com uma grande margem de votos: 92.123 contra 46.656 de Jeremy Hunt. A posse será na quarta-feira (24), quando Theresa May lhe entregará o cargo,  Johnson é um defensor do Brexit, com ou sem acordo, e tem identidade política com o presidente dos EUA, Donald Trump, que o apoiou publicamente. "Acho que ele fará um ótimo trabalho. Acho que teremos uma ótima relação", disse Trump antes de a vitória de Johnson ser oficializada.  

O líder conservador britânico também é um adepto da política imperialista linha dura. Ele incentivou May a fazer um ataque conjunto com os Estados Unidos e a França contra a Síria em 2018. 

No mesmo ano, ele atribuiu à Rússia a culpa pelo envenenamento de um ex-espião russo em Salisburg, mesmo não tendo prova do envolvimento. O episódio causou uma crise diplomática com a Rússia, que persiste ainda hoje.