ELEIÇÕES NOS EUA

O ex-presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle, serão os protagonistas em Chicago do segundo dia da Convenção Nacional Democrata, que vai formalizar a candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos.

O influente casal da política americana deve inundar com seu carisma o United Center, onde dezenas de milhares de democratas se reúnem nesta semana para aplaudir sua largada e sonhar com uma vitória nas eleições de 5 de novembro.

"É bom estar em casa, em Chicago", publicou no X Obama, que chega à Convençãou Democrata duas décadas depois de seu primeiro discurso na Convenção, quando era senador por Illinois e cativou os presentes com palavras de esperança sobre um futuro de unidade.

"Esperando ansiosamente para participar da @DemConvention, com tanta gente inspiradora para compartilhar o que está em jogo nesta eleição e porque @KamalaHarris e @Tim_Walz devem ser nossos presidente e vice-presidente", acrescentou.

Há uma grande expectativa entre os democratas. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos chega para defender a candidatura daquela que pode se tornar a primeira mulher a tomar as rédeas do país.

Para muitos, a efervescência de Kamala lembra a emocionante corrida de Obama à Casa Branca em 2008.

Para Franklin Delano Williams, delegado da Geórgia, não há dúvida de que a presença de Obama mobilizará as bases a favor da vice-presidente. "Tem visto seus comícios? As multidões? Vamos vencer."

As emoções também aumentam em Chicago com as especulações de uma participação de Beyoncé, que cedeu a Kamala sua potente música "Freedom" para a campanha.

Cantada à capela pela diva do Texas, a canção acompanha a propaganda mais recente de Kamala.