Boeing 737

Um Boeing 737 da empresa indonésia Sriwijaya Air desapareceu no início da tarde deste sábado (horário local, madrugada no fuso brasileiro), com 62 pessoas a bordo, minutos após decolar de Jacarta, capital da Indonésia, com destino a Pontianak, na ilha de Bornéu. A agência nacional de resgates informou que localizou possíveis destroços de uma aeronave no mar próximo à capital e enviou equipes de salvamento para confirmar se os restos são do avião e se há sobreviventes.

 

O Ministério dos Transportes da Indonésia confirmou que o contato com a o foi perdido poucos minutos após a decolagem. De acordo com o órgão, o último contato com o voo SJ182 ocorreu às 14h40 no horário local (4h40, horário de Brasília).

 

Conforme indicado nas redes sociais do serviço de rastreamento de voos Flightradar, a aeronave perdeu mais de 3.300 metros de altitude em menos de um minuto “cerca de quatro minutos após decolar de Jacarta.”

A indústria aérea da Indonésia, um arquipélago com mais de 14.000 ilhas, sofreu vários acidentes ao longo de sua história, justificados em grande parte pelo rápido crescimento de companhias aéreas baratas e pelo não cumprimento das normas de segurança. A última delas ocorreu em 2018, quando um Boeing 737 Max da empresa Lion Air caiu no mar de Java após a falha de um de seus sistemas. A mesma falha em um voo da companhia na Etiópia meses depois fez com que os voos deste novo modelo de avião fossem proibidos por quase dois anos.

aviaosome2.jpeg

Ponto em que a aeronave desapareceu dos radares. Ela foi detectada pela última vez no Mar de Java

(foto: Reprodução/FlightRadar24)


Os dados do site mostram que a aeronave, além de perder altitude de forma brusca, teve um pico de velocidade de 663 km/h antes de desaparecer. A 10.900 pés após quatro minutos da decolagem, o avião estava a 531 km/h, número que foi caindo para 414 km/h e 355 km/h à medida em que era registrada a queda, chegando até a primeira velocidade citada.
 
Linha amarela no gráfico mostra o histórico de velocidade da aeronave, enquanto a linha azul indica a altitude. É possível ver que a velocidade dá um 'salto' antes do desaparecimento do avião.


A aeronave, um Boeing 737-500, fazia o voo SJY 182 entre Jacarta e Pontianak, na província de Kalimantan, ambas na Indonésia.

 


A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático com 17.000 ilhas e ilhotas, é muito dependente do transporte aéreo, e os acidentes são frequentes.