RFI - Várias pessoas ficaram gravemente feridas durante um ataque em uma praça no mercado de Mannheim, no sudoeste da Alemanha, nesta sexta-feira (31). O atentado ocorreu pouco depois das 11h30 da manhã (6h30 de Brasília), segundo um comunicado divulgado pela polícia alemã. De acordo com o jornal Bild, o agressor, um jovem de óculos e barba, foi ferido com um tiro pelos policiais.

No total, três pessoas teriam ficado feridas no ataque, incluindo um policial, que foi hospitalizado, teve que ser operado e corre risco de vida. Ele foi atingido nas costas e na nuca.

"As imagens de Mannheim são terríveis. Várias pessoas ficaram gravemente feridas. Meus pensamentos estão com as vítimas. A violência é absolutamente inaceitável na nossa democracia. O agressor deve ser severamente punido", reagiu o chanceler alemão, Olaf Scholz, na rede social X.

Segundo testemunhas, logo após o ataque, vários homens tentaram deter o autor, mas ele fugiu e esfaqueou um policial pelas costas. Foi nesta hora que outro policial teria atirado no agressor para neutralizá-lo, segundo o Bild.

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram um jovem armado com uma faca, atacando várias pessoas no centro de Mannheim. Segundo a imprensa alemã, o alvo do ataque seria Michael Stürzenberger, uma personalidade conhecida pelo seu ativismo anti-Islã no país. A polícia ainda não confirmou qual foi a motivação do ataque.

Stürzenberger se preparava para discursar em um comício organizado pelo "Movimento de Cidadãos Pax Europa" (BPE), que busca denunciar "os perigos da influência do Islã político nas sociedades democráticas na Alemanha e na Europa". Ele é autor de um blog islamofóbico e ex-presidente do pequeno partido "Die Freiheit", que foi dissolvido.

Polícia evitou vários ataques - Nos últimos meses, várias operações policiais visaram ações terroristas e permitiram evitar ataques, segundo as autoridades. Três menores suspeitos de preparar um ataque terrorista na Alemanha com motivações islâmicas foram detidos no fim de semana da Páscoa.

Dois supostos jihadistas afegãos suspeitos de preparar um ataque perto do Parlamento sueco também foram presos na Turíngia (no leste da Alemanha) em 19 de março. No final de dezembro de 2023, três supostos islamistas foram presos suspeitos de planejar um ataque no Ano Novo à catedral de Colônia (oeste) usando "um carro".

Até agora, o pior ataque jihadista na Alemanha ocorreu em dezembro de 2016, quando um ataque com caminhão reivindicado pelo grupo Estado Islâmico matou 12 pessoas em um mercado de Natal no centro de Berlim.