ESTADOS UNIDOS

 

 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy, como secretário da Saúde de sua nova administração. Kennedy Junior é conhecido por ser antivacina.

 

Filhote de urso

No início de agosto, a revista New Yorker revelou um caso sobre a morte de um filhote de urso, há 10 anos. Diante da repercussão, Kennedy Junior admitiu, em um vídeo postado no X, ter abandonado o cadáver do urso no Central Park, em Nova York.

Ele contou que encontrou um filhote de urso morto na beira da estrada, o colocou na parte de trás do carro e tirou uma foto com o cadáver. Depois, encenou a morte do urso em decomposição para parecer um acidente de bicicleta no parque.

“Garoto de igreja”

A babá da família de Kennedy, Eliza Cooney, disse à Vanity Fair, em julho, que ele a agrediu sexualmente em 1998. Cooney alegou que Kennedy tocou em sua perna em uma reunião de negócios e depois apareceu sem camisa em seu quarto para pedir que ela passasse loção em suas costas.

Poucos meses depois, Kennedy “começou a apalpar” Cooney na cozinha. Como resposta, Kennedy chamou o artigo da Vanity Fair de “um monte de lixo” e afirmou não ser “um garoto de igreja”. Ele também comunicou que mandou uma mensagem de texto para Cooney se desculpando.

Verme cerebral

Em abril, o New York Times publicou um depoimento em que Kennedy Junior falou sobre seu divórcio, em 2012. Na ocasião, ele disse ter problemas cognitivos. “Tenho perda de memória de curto prazo e tenho perda de memória de longo prazo que me afeta.”

Após a afirmação, Kennedy contou que realizou exames cerebrais, que indicaram que o problema de saúde foi causado por um verme que “entrou em seu cérebro, comeu uma parte dele e, depois, morreu”.

Churrasco de cachorro

Em julho, a Vanity Fair descobriu uma foto de 2010 em que Kennedy Junior aparece em um churrasco simulando uma mordida em um animal assado. A publicação consultou um veterinário, que afirmou que o animal era um cachorro.

Kennedy negou e disse que a carcaça na foto era de uma cabra.

Alegações duvidosas

Em 2023, enquanto ainda concorria como democrata, Kennedy Jr. afirmou que a radiação wi-fi causava danos cerebrais que levariam a um câncer.

Ainda em junho de 2023, o político disse que produtos químicos na água potável estavam fazendo com que crianças se tornassem trans.