Felipe Neto teve a conta suspensa na plataforma Chess (site de xadrez) após trapacear durante uma jogada. Na última quinta-feira (25), o youtuber mostrou imagens de uma partida e celebrou a vitória. "Vocês vão me desculpar, mas eu dei um mate em um turco agora em dois minutos e só precisei tomar um peão. Fiquei orgulhoso", escreveu no Twitter.

Nesta mais nova polêmica, Felipe foi denunciado no site por utilizar robôs para fazer jogadas, o que é proibido. A conta do youtuber no site foi tirada do ar. 

Neste domingo (28), em uma série de posts no Twitter, ele tentou se justificar negando que tenha usado robô.

"Eu não sei instalar coisas do tipo. Nunca usei robô, bot, seja o que for. O xadrez para mim é um hobby, algo que eu amo fazer, mas não tenho absolutamente nada a ganhar com ele. Vencer ou perder partidas não me traz nada. Absolutamente nada", começou.

"Contudo, eu cometi um erro, muito mais por ingenuidade do que por má intenção. Um cara me convenceu que a melhor forma de aprender era jogar partidas compartilhando minha tela com ele. Ele, então, me orientava a cada jogada para ver qual seria o melhor movimento. Ele não me dava o melhor movimento, mas me fazia chegar nele, refletindo, pensando junto, etc. Eu, sinceramente e honestamente do fundo do coração, achei que não era nada demais. Eu estava ali tentando aprender, não para 'roubar'. E isso aconteceu pouquíssimas vezes", garantiu.

Felipe Neto seguiu dizendo que não poderia imaginar que a trapaça feita iria prejudicar pessoas. "Nunca pensei que essa técnica de aprendizado pudesse prejudicar alguém. Não vou me fazer de idiota, eu sabia que a pessoa contra quem eu jogava acabava ficando numa situação injusta, mas eu pensava 'pô, eu estou só refletindo para chegar na melhor jogada, é estudo'. Não, foi errado."

 

Afim de se livrar de qualquer manobra ilegal no site de jogos, o youtuber ainda direcionou críticas à pessoa mencionada antes que o convenceu a compartilhar a tela para aprender a jogar xadrez. "Esse babaca que me deu essas 'aulas' provavelmente entende, sim, muito de xadrez, mas usava bot para saber o que me ensinar. Enfim, uma treta idiota e já cortei esse cidadão da minha vida", disse.

Em outro momento, Neto procurou minimizar a questão se vitimizando e chamando a ele próprio de burro.

"Eu não falei antes por dois motivos. Primeiro, porque quando percebi o quão errado tinha sido, quis preservar meu professor oficial de xadrez, que não teve nada a ver com isso. Eu não quis envergonhá-lo e à sua esposa que eu gosto tanto. Usei uma técnica ilegal para aprender, por ser burro", alegou. 

"Segundo, eu fiquei com vergonha. Mano, eu nem sabia que o (site) Chess guardava as partidas para os outros verem. Eu sou muito asno com essas coisas, até por isso podem ter certeza que nunca usei 'robô'. Era Skype e era 'aula'. Eu achava que estava estudando e isso justificava", disse.