PEIXES E FRUTOS DO MAR

 
Por O Tempo Gastronomia Publicado em 17 de março de 2024 | 15h01 - Atualizado em 17 de março de 2024 | 15h07
1



 

Moqueca à Moda servida pelo Do Peixe Restaurante — Foto: Kellen Pavão/Divulgação
Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
 
 
 
 
 
1
 
A-normalA+
 
Com o cardápio da casa especializado em peixes e frutos do mar, o Do Peixe Restaurante (rua Dr. Jefferson de Oliveira, 231, Santa Amélia) tem espécies vindas de todas as águas, como pescada-branca, tambaqui, pirarucu, tilápia, salmão, traíra e peroá, além de camarão, polvo, lula e siri.

Para a temporada da Quaresma, o Do Peixe apresenta o bacalhau nacional como o principal sabor da Páscoa. O prato inovador alia as culinárias portuguesa e brasileira por meio do pirarucu, estrela dos peixes de rio amazônicos. “A inspiração vem do pirarucu de casaca, receita original do Pará, que submete o peixe a um processo de salga, para  transformá-lo em bacalhau”, conta a chef Denyse Poema.

Depois de passar pelo processo de salga, o peixe de cor avermelhada é assado em postas e servido com arroz de castanhas brasileiras, musseline de batatas e leite de coco, ovos cozidos, azeitonas pretas, tomate confitado, pimentão e ramas de tomilho. O prato fica disponível no menu até o Domingo de Páscoa, 31 de março.

Tradição de família

Instalado na região da Pampulha há 12 anos, o Do Peixe Restaurante tem identidade visual inspirada nos azulejos de Portinari da Igrejinha São Fransciso, que retratam cenas do rio de mesmo nome.

Mas as origens de sabor remetem à Santa Catarina, terra natal da família Moser, proprietária do restaurante. “Meu pai nasceu no litoral catarinense, mas mora em Belo Horizonte há muitas décadas. Quando éramos crianças, sempre passávamos as férias lá. Veio daí a ideia de abrir um restaurante especializado em pescados e com sabores bem brasileiros”, conta Jairo Moser Jr., que, há quase dez anos, divide a administração da casa com o irmão, Juliano Moser.

Moquecas: o carro-chefe

No cardápio permanente, o destaque de honra vai para as moquecas, feitas com pescada-branca, peixe de água salgada e de sabor delicado. A moqueca mineira é uma reinterpretação da iguaria: mergulha na essência da roça ao incorporar ao peixe um creme de milho caseiro, realçado pela adição de almeirão e banana-da-terra picadinha na finalização. “A sutileza e o dulçor do creme se harmonizam perfeitamente, enquanto o almeirão substitui o coentro, proporcionando frescor e textura”, descreve Denyse.

Já a moqueca tradicional, mais próxima da versão baiana, destaca-se pela utilização de dendê, leite de coco e pimentão. A chef destaca o cuidado na produção própria de leite de coco, processo que demanda cerca de seis horas.

Os pratos e petiscos à la carte no Do Peixe incluem receitas tradicionais brasileiras, com influências regionais e estrangeiras, como tilápia à parmegiana, bobó de camarão, casquinha de siri, bolinho de bacalhau, arroz de bacalhau, salmão à piemontese, ceviche e até mesmo paella.

Outros pratos muitos procurados são a traíra sem espinha, empanada e frita, servida inteira; e o chiclete de camarão, receita “importada” de Maceió, com molho à base de muçarela, requeijão e leite de coco. Destaque ainda para o peroá, um peixe do mar, que chega à mesa frito, juntamente com camarões, batatas, arroz, vinagrete e farofa de banana-da-terra.

Rodízio

De terça a sábado e aos feriados, o Do Peixe serve rodízio de peixes e frutos do mar. Com valores entre R$ 105 (de terça a quinta) e R$ 115 (sextas, sábados e feriados), a sequência à vontade inclui porções dos principais pratos e petiscos, dentre eles: casquinha de siri, bolinho de bacalhau, ceviches de peixe branco e de salmão, camarões, anéis de lula à dorê, tilápia empanada, moqueca baiana, moqueca mineira e filé de peixe à provençal.

Do Peixe Restaurante

Rua Dr. Jefferson de Oliveira, 231, Santa Amélia, Pampulha
Telefone: (31) 2552-4014
WhatsApp: (31) 98299-7226
Funcionamento:
De terça a sexta-feira: das 18h às 23h30
Aos sábado e feriados, das 11h a 0h
Aos domingos, das 11h às 21h

 

Fonte: O Tempo Gastronomia