8 E 13 DE NOVEMBRO

Entre os dias 8 e 13 de novembro, o Festival Fartura acontece em Belo Horizonte e Nova Lima e, dessa vez, vai contar com jantares com chefs internacionais, feira de produtores, cozinhas ao vivo e apresentações musicais. Os festivais também acontecem em Lisboa – Portugal (16/11), Brasília (16/11), Florianópolis (17/11), Belém (19/11), São Paulo (18 a 20/11) e Fortaleza (24 a 27/11).

No dia 8 de novembro acontece o Fartura de Amor, que mostra o poder transformador que a gastronomia tem na sociedade, levando alimento a quem mais precisa.

De 9 a 11 de novembro, cinco chefs internacionais farão jantares especiais em Belo Horizonte e em Nova Lima. No dia 9, a Casa de Gastronomia Fartura recebe Patrick Terrien (Le Cordon Bleu - França), chef francês número um da Le Cordon Bleu, maior referência de escola culinária do mundo. O menu com cinco tempos apresenta pratos como tartar de legumes com cogumelos, ravioli de camarão em caldo thai, peixe cozido na pele, fondue de funcho e molho branco de pimenta e fondant de carne à provençal, polenta cremosa e legumes confitados.


No dia 10 de novembro, também na Casa de Gastronomia Fartura, quem comanda a cozinha é Rodrigo Castelo (Ó Balcão - Portugal), chef português que tem seu restaurante, localizado em Santarém, na lista de Bib Gourmand no Guia Michelin. O cardápio é formado por Coscorão do Rio até o mar, sopa de peixe do rio com ovas e peixe curado, bacalhau com magusto, cremoso de caranguejo e lagostim do rio e a sobremesa “nem tudo é limão”.


Também no dia 9 de novembro, em Nova Lima, no Bravo Catering, o público terá a oportunidade de conhecer Skye Gyngell (Spring - Inglaterra), chef australiana e escritora especializada em gastronomia. Recebeu uma estrela Michelin pelo Petersham Nurseries Café. Seu restaurante funciona no Somerset House, salão neoclássico do século XIX, localizado no centro de arte e cultura de West End, em Londres. O cardápio conta com abobrinhas com missô, pinhões e óleo de lovage, vieiras com tomates verdes e yuzukoshō, filé bovino com berinjela defumada, queijo taleggio e compota de malagueta, queijo com pasta de marmelo e crackers de sementes e bolo de chocolate amargo com alcaçuz e creme de baunilha.

No dia 11, é a vez da Casa de Gastronomia Fartura receber Nieves Barragan (Sabor - Londres), chef espanhola que já recebeu duas estrelas Michelin, uma enquanto chef executiva do restaurante Barrafina, outra por seu restaurante atual, Sabor, ambos em Londres. No jantar será servido gaspacho, croquetes de camarão, peixe ao molho bilbaina, barriga de porco com molho de vitela e mojo verde, e, de sobremesa, figos, creme de mascarpone com uísque, molho de alcaçuz.

Para finalizar os jantares com chefs renomados internacionalmente, o Bravo Catering apresenta menu conduzido por Chris Leach (Manteca - Inglaterra), chef inglês especializado em porco, que é servido do rabo ao focinho. Seu restaurante italiano é um dos mais badalados de Londres, quase impossível conseguir uma mesa. Antes de fundar sua própria casa, Chris passou pelo premiado Petersham nurseries. O cardápio é composto por abóbora assada, missô de sementes de abóbora, sálvia, pimenta em conserva, ragu de pele de porco, parmesão, pele crocante, fazzoletti com ragu de pato, pangrattato de gordura de pato, porchetta, batatas assadas com carne curada e mostarda de maçã e bolo de erva-doce e pistache, sorvete de pistache, erva-doce caramelizada. Também há opções vegetarianas.


Na rua

Complementando a programação, nos dias 12 e 13 de novembro, a Casa de Gastronomia Fartura abre suas portas para receber o público com entrada gratuita, com a Mercearia Fartura, uma feira de produtores com produtos de charcutaria, fermentados, azeites, queijos, cafés e muito mais.

As Cozinhas ao Vivo, sempre um show à parte, nas quais o público acompanha o preparo do início ao fim, têm como convidados os chefs Cristóvão Laruça, dos restaurantes Caravela, Turi, Capitão Leitão e Beco; André Paganini, das casas Parrilla Paganini; Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis; Jaime Solaris, do novíssimo Pirex, entre outros.

 
FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA - BELO HORIZONTE

Casa de Gastronomia Fartura (Rua Ria de janeiro, 20176 - Lourdes)

8 de novembro - Ação social Fartura de Amor

9 de novembro - 20h


Jantar com chef Patrick Terrien (Le Cordon Bleu - França)

RESERVAS: (31) 99758-5307

10 de novembro, 20h


Jantar com chef Rodrigo Castelo (Ó Balcão - Portugal)

RESERVAS: (31) 99758-5307

11 de novembro, 20h


Jantar com chef: Nieves Barragan (Sabor - Londres)

RESERVAS: (31) 99758-5307

Na rua:


12 de novembro, das 10h às 22h

13 de novembro, das 10h às 20h

Cozinhas ao vivo, Espaço Conhecimento e Interativo, Mercearia Fartura e shows musicais.


Entrada gratuita. Sujeito à lotação.

FESTIVAL FARTURA NOVA LIMA

Bravo Catering (Rua Elko, 67, Jardim Canadá - Nova Lima)


10 de novembro, 20h

Jantar com chef: Skye Gyngell (Spring - Inglaterra)

Data: 11 de novembro, 20h30


Jantar com chef: Chris Leach (Manteca - Inglaterra)

RESERVAS: (31) 99758-5307