CONHEÇA ALGUNS FESTIVAIS

Pão de queijo saindo do forno, café coado na hora, queijo com goiabada, um tabuleiro de broa de fubá, bicoito frito. No almoço frango com quiabo, feijão tropeiro, costelinha com ora-pro-nobis, tutu de feijão, comida feita no fogão a lenha. Dá água na boca só de pensar nestas delícias da culinária de Minas, celebrada nesta quarta-feira (5).

Dia da Gastronomia Mineira foi criado em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, autor de “Feijão, Angu e Couve - ensaio sobre a comida dos mineiros”.  A data comemora, valoriza e divulga a culinária mineira que nasceu das misturas portuguesas, africanas e indígenas. 

Dos queijos aos azeites, da cachaça ao café, dos menus sofisticados aos pratos mais simples, a gastronomia mineira passa por ingredientes, tradições e talentos que são considerados riquezas culturais. 

Um dos pratos mais famosos e representativos da culinária mineira é o tradicional feijão tropeiro. Preparado com feijão, toucinho, linguiça, farinha de mandioca, ovos e temperos, essa iguaria é uma verdadeira explosão de sabores e aromas.
Publicidade

Além do valor simbólico, a gastronomia mineira representa um fator de desenvolvimento econômico, social, cultural e turístico para o estado. 

Conheça alguns festivais gastronômicos de Minas: 

Festival de Gastronomia de Tiradentes: 
Reúne renomados chefs, restaurantes e produtores locais, acontece degustações, workshops e alguns pratos especiais que destacam a culinária mineira. 

Comida di Buteco
Criado para levar movimento a bares e botecos da capital, ele se estendeu para o interior do estado e até para fora dele. Participantes competem para criar o melhor petisco, utilizando ingredientes regionais. 

Festival Fatura 
Realizado em Conceição do Mato Dentro, Serro e Tiradentes, o evento valoriza a diversidade gastronômica e promove o encontro entre chefs, produtores e apreciadores de uma boa comida. 

Festival de Jabuticaba de Sabará 
Evento celebra a fruta típica de Minas e oferece diversas iguarias preparadas com jabuticaba, como licores, geléia, licores e pratos salgados.