Mil bares espalhados pelo Brasil vão disputar o título do concurso Comida di Buteco em 2023. Em Belo Horizonte, são 95 estabelecimentos. A expectativa da organização é que 10 milhões de pessoas visitem os botecos em todo o país. A edição deste ano, a 23ª da história do evento, começa nesta sexta-feira (7) e tem como tema dos pratos: "Ervas e Especiarias". O encerramento do evento na capital é em 7 de maio.

A ideia é estimular a criatividade, como explica o organizador do concurso, Filipe Pereira.

São 24 circuitos de bares no Brasil. O público avalia o petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene. Para participar, a pessoa tem que pedir o prato da competição, que custa R$ 30. Depois, ela recebe uma cédula para votar.

Os campeões de cada circuito disputam depois o título nacional, que é definido por um grupo de jurados que visita os 24 vencedores regionais. O grande vencedor nacional vai ser divulgado em julho.

Em BH, vários estabelecimentos tradicionais participam do Comida di Buteco este ano. Entre eles, o Amarelim do Prado, localizado na av. Francisco Sá, 658, na região Oeste. Os frequentadores pdoerão apreciar o prato "Sabor Colorido", composto por mexido cremoso de maçã de peito e linguiça caipira, purê de abóbora, caviar de jiló e azeite de erva-doce com coentro.

Já no Baiúca, na rua Piauí, 1884, no Funcionários, região Centro-Sul, o quitute escolhido para o festival é chamado "Pé de Colheita" e traz pé de porco com costelinha e linguiça acompanhados de farofa mista de milho e mandioca cozida.