A aguardada estreia de Jorge Sampaoli no comando técnico do Atlético não terá público. Baseada em orientações do Ministério da Saúde em relação à pandemia de coronavírus, a Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou que os jogos da nova rodada do Campeonato Mineiro serão de portões fechados e, por isso, atleticanos e villanovenses não poderão entrar no Castor Cifuentes, neste sábado (14), às 19h, para o duelo entra Villa Nova e Atlético.

Há toda uma expectativa de como o treinador argentino vai colocar o Atlético para jogar para frente, tal como Sampaoli prega em sua filosofia de trabalho. Ver um jogo no estádio é totalmente diferente de assistir na TV, principalmente, pelo posicionamento das peças em campo.

"Queremos uma cultura de jogo que nos possibilite dominar a partida, temos que protagonizar todo o tempo, atacar", avisou o treinador atleticano, na sua apresentação, na última segunda-feira. Sampaoli foi contratado pelo Galo após a frustrante passagem do venezuelano Rafael Dudamel, que amargou duas eliminações nas Copas Sul-Americana e do Brasil e não tinha conseguido colocar o time no grupo dos quatro primeiros do Campeonato Mineiro.

Sob o comando do interino James Freitas, o Atlético venceu o clássico do último sábado e entrou no G-4. Já presente no Mineirão, na semana passada - não no banco de reservas, mas na arquibancada - o treinador viu um time brigador, mas desorganizado. "Vi muito nervosismo, muito desespero, muita urgência, muita luta. Pouco jogo", analisou.

Como já é de seu feitio, Sampaoli não abre as atividades táticas e coletivas dos treinamentos da semana e, por isso, não se viu exatamente qual time deve entrar em campo. A única indicação foi um aquecimento na sexta-feira, quando os prováveis dez jogadores de linha estavam juntos.

Otero e Jair estão suspensos. Nathan entra no meio-campo e o ataque deve contar com Savarino, Hyoran, Diego Tardelli e Ricardo Oliveira. Perguntados sobre o estilo Sampaoli, todos os atletas fizeram elogios, resta saber se já assimilaram sua proposta.

"Ele é um treinador que gosta de pressionar, atacar. Eu gosto disso porque posso conseguir mais gols e assistências", destacou o atacante Savarino. 

FICHA TÉCNICA

Campeonato Mineiro – 9ª rodada

Villa Nova x Atlético

Estádio: Castor Cifuentes, em Nova Lima

Horário: 19h

Árbitro: Igor Júnio Benevenuto

Transmissão: SporTV, Premiere e rádio Super 91,7 FM

Villa Nova

Guilherme Santiago (Ricardo Vilar); Mateus Sabino, Rodolfo Mol (Diego Macedo), Wellington e Victor Luiz; Augusto Recife, Moisés, Baiano, Diogo Oliveira, Laércio (Vítor Júnior), Leandro Cearense e Paulinho. Técnico: Badico

Atlético

Victor; Guga, Igor Rabello, Gabriel e Guilherme Arana; Allan, Nathan, Savarino, Hyoran, Diego Tardelli e Ricardo Oliveira. Técnico: Jorge Sampaoli