O Vasco ganhou sobrevida na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro ao vencer o Grêmio por 1 a 0. O atacante Pablo Vegetti, recém-contratado do Belgrano, da Argentina, fez o gol do triunfo carioca aos 34 minutos do segundo tempo. As equipes se enfrentaram neste domingo (6/8), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada.

Com o resultado, o Vasco alcançou a terceira vitória na Série A e chegou a 12 pontos em 17 jogos. O desfecho do turno será diante do Bragantino, às 21h de segunda-feira (14/8), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Vale ressaltar que o time cruz-maltino ainda terá compromisso atrasado da 15ª rodada, contra o América (fora), com data e horário a serem definidos pela CBF.

Já o Grêmio caiu para a quinta posição, com 30 pontos, e terá o Fluminense pela frente na 19ª rodada. O duelo de tricolores ocorrerá no próximo domingo (13/8), às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Assim como o Vasco, o time treinado por Renato Gaúcho teve a partida contra o Corinthians (fora), pela 15ª rodada, remarcada pela Confederação Brasileira de Futebol.

Primeiro tempo

O primeiro lance mais agudo do jogo foi do Vasco. Aos sete minutos, Gabriel Pec recebeu pela esquerda e cruzou. Sebastián Ferreira por pouco não alcançou e completou para o gol. Dois minutos depois, Pec foi acionado e conseguiu finalizar, mas a bola foi por cima, em novo lance de perigo.

O Grêmio respondeu aos 11 minutos. Bitello, pela direita, achou Suárez na entrada da área. Ele bateu no canto. Léo Jardim espalmou e fez uma defesa importante. O Tricolor Gaúcho passou a ser mais perigoso. Aos 23, Ferreira recebeu na área e chutou para fora, à direita de Jardim.

O jogo caiu de produção até o Vasco quase abrir o placar aos 41 minutos. Após falta cobrada para a área, Gabriel Grando espalmou mal. A bola sobrou para Zé Gabriel. O chute dele foi desviado e saiu rente à trave direita. Dois minutos depois, Suárez arriscou da intermediária, e Léo Jardim mandou para escanteio. O primeiro tempo terminou sem gols.

Segundo tempo

O Vasco teve chance para abrir o placar logo aos dois minutos da etapa final. Paulinho achou bem Gabriel Pec, que invadiu a área, mas perdeu tempo, sendo bloqueado por João Pedro e desperdiçando a oportunidade. O clube carioca melhorou em relação ao primeiro tempo, mas faltava criar mais chances.

Aos 18 minutos, Ramón Díaz fez logo uma troca tripla no Vasco e promoveu a estreia de Pablo Vegetti. Além dele, o técnico colocou Miranda e Erick Marcus. Saíram Sebastián Ferreira, Robson Bambu e Orellano.

Aos 20 minutos, o Grêmio levou perigo. Suárez recebeu de Reinaldo e achou Bitello, que foi bloqueado. Contudo, a bola pareceu ter saído no lance do lateral-esquerdo. Se tivesse sido gol, o VAR teria trabalho.

O estreante Vegetti quase abriu o placar aos 25 minutos. Ele recebeu de Paulinho e chutou cruzado, mas Gabriel Grando fez grande defesa e salvou o Grêmio. Aos 29, o goleiro foi novamente providencial. Em cruzamento de Miranda pela direita, a bola desviou em Bruno Uvini, mas Grando, atento, defendeu.

Vegetti brilhou em sua estreia pelo Vasco. Aos 34 minutos, Paulinho passou para Gabriel Pec, que cruzou da direita, e o centroavante argentino fez 1 a 0 em São Januário.

O Grêmio teve chance para empatar aos 46, mas Gustavinho pegou mal na bola e perdeu o lance após cobrança de escanteio. Aos 49, Léo Jardim salvou o clube carioca em finalização de Suárez.

O Vasco segurou o resultado, voltou a vencer e renovou a esperança na briga contra o rebaixamento no Brasileirão.

VASCO 1X0 GRÊMIO

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 06/08/2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa-MG)

Cartão amarelo: Reinaldo (Grêmio) e Praxedes (Vasco)
Gol: Pablo Vegetti, aos 34′ do 2ºT (Vasco)

VASCO
Léo Jardim; Robson Bambu (Miranda), Medel e Léo; Paulinho, Zé Gabriel, Praxedes (Marlon Gomes) e Lucas Piton; Orellano (Erick Marcus), Gabriel Pec (Figueiredo) e Sebastián Ferreira (Pablo Vegetti). Técnico: Ramón Díaz.

GRÊMIO
Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini (André), Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Mila), Nathan (Besozzi) e Bitello (Gustavo Martins); Ferreira (Gustavinho) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.