O Vasco venceu a primeira ‘final’ na luta contra o rebaixamento ao superar o Fluminense. Neste sábado (16/9), o Gigante da Colina trinfou por 4 a 2 sobre o Tricolor em clássico no Estádio Nilton Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o espírito de que cada jogo é uma decisão, o Vasco deu uma resposta importante no Brasileirão. A situação continua incômoda, mas a esperança está renovada. Além disso, o time mostra sinais de evolução, especialmente no setor ofensivo, com a força de Vegetti.

O Vasco aumentou a esperança na luta contra a queda e acabou com um jejum contra o Fluminense. O Gigante da Colina não vencia o rival desde 2019 – era uma seca de oito clássicos, com quatro derrotas e quatro empates.

Com a vitória deste sábado, o Vasco agora soma 20 pontos em 22 jogos e ocupa a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina está a cinco pontos do Goiás, primeiro time fora do Z4 e que tem um jogo a mais em relação ao time carioca. Já o Fluminense, com 38 pontos, está no sexto lugar.

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o lanterna Coritiba, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), em São Januário. Já o Fluminense recebe o Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

O jogo

O duelo começou com muita disposição dos dois lados, mas sem emoção. As duas equipes encontravam dificuldade para criar. A primeira chance aconteceu aos 16 minutos. Marlon Gomes ficou com a sobra na entrada da área e arriscou. A bola foi para fora, sem perigo para Fábio.

 Aos 18, o Fluminense quase abriu o placar. Após cobrança rápida de escanteio, Cano escorou para John Kennedy, mas ele foi abafado por Léo Jardim, que salvou o Vasco. O goleiro do Gigante da Colina teve trabalho na sequência. Ele espalmou finalização de Cano, aos 20 minutos.

 O Vasco deu a resposta aos 22 minutos e abriu o placar. Rossi passou por Marcelo na direita e cruzou na medida para Praxedes. Ele cabeceou sem chances para Fábio e fez 1 a 0 no Estádio Nilton Santos. O clássico, então, passou a ser mais pegado. O Fluminense precisou mudar ainda no primeiro tempo. Arias sentiu o tornozelo direito e deu lugar a Lima. O Flu quase empatou aos 47 minutos. John Kennedy fez grande jogada, arrancou e finalizou. A bola explodiu na trave.

 Aos 49, Rossi perdeu chance para ampliar. Ele ficou cara a cara com Fábio, após reposição de Léo Jardim, mas adiantou muito e foi abafado por Fábio, que ficou com a bola. O primeiro tempo terminou 1 a 0 para o Vasco.

 Eduardo Barros, que comandou o Fluminense no lugar do suspenso Fernando Diniz, voltou com Martinelli no lugar de Marlon. André foi recuado para a zaga. O Tricolor Carioca empatou com 42 segundos. Marcelo recebeu de Guga na área e soltou a bomba: 1 a 1.

Publicidade
A alegria tricolor não durou muito. Aos quatro minutos, Rossi bateu escanteio pela direita, Vegetti ganhou pelo alto e recolocou o Vasco em vantagem: 2 a 1. O Fluminense reagiu aos 10 minutos. André achou Guga pela direita. Ele cruzou e Lima fez 2 a 2 no Nilton Santos.

 O técnico Ramón Díaz fez as primeiras mudanças no Vasco aos 14 minutos. Ele colocou Payet e Gabriel Pec. Saíram Marlon Gomes e Rossi. O Flu teve chance de virar aos 19 minutos. John Kennedy foi lançado por Marcelo, deixou Maicon no chão, mas finalizou para fora.

 Aos 25, Léo Jardim salvou o Vasco. Martinelli finalizou da entrada da área. A bola desviou e foi no canto, mas o goleiro mandou para escanteio. O Gigante da Colina se aproveitou de um vacilo rival para voltar a ficar em vantagem. Aos 28, André e Guga se atrapalharam. O passe do volante, que queria recuar para Fábio, virou uma assistência para Gabriel Pec. Ele bateu no canto e fez 3 a 2.

 O Fluminense sentiu o baque. O Vasco aproveitou para definir o clássico. Aos 39 minutos, após cruzamento da direita, Vegetti aparou para Gabriel Pec. O atacante completou para o gol: 4 a 2. O Flu ainda criou duas chances nos acréscimos, mas não diminuiu. O Gigante da Colina continua acreditando na salvação no Brasileiro.

Vasco 4 x 2 Fluminense

Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Léo (Zé Vitor) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes (Mateus Carvalho), Marlon Gomes (Payet) e Paulinho; Rossi (Gabriel Pec) e Vegetti (Barros). Técnico: Ramón Díaz.

Fluminense: Fábio; Guga (Yony González), Nino, Marlon (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Alexsander (Daniel) e Arias (Lima); Keno, John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Gols: Praxedes, aos 22′ do 1ºT, Vegetti, aos 4′ do 2ºT, e Gabriel Pec, aos 28′ do 2ºT e aos 39′ do 2ºT (Vasco); Marcelo, aos 42 segundos do 2ºT, e Lima, aos 10′ do 2ºT (Fluminense).

Cartão amarelo: Vegetti, Puma Rodríguez, Gabriel Pec e Zé Gabriel (Vasco); Marlon (Fluminense).

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16/09/2023, sábado

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Neuza Ines Back (Fifa-SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)

 Público: 35.850 presentes