A Fifa divulgou o relatório sobre as transferências de jogadores na temporada 2019. O relatório oferece um resumo do envolvimento de intermediários em transferências internacionais concluídas no Sistema Internacional de Correspondência de Transferências (ITMS) da FIFA em 2019.
Das mais de 17.000 transferências concluídas até agora em 2019, 3.557 envolveram pelo menos um intermediário.
Os gastos com comissões pagas a intermediários aumentaram para US $ 653,9 milhões (R$ 2,8 bilhões) até agora em 2019, o que já é 19,3% a mais do que durante todo o ano de 2018.
Mais de 80% de todas as comissões intermediárias em todo o mundo foram pagas por clubes da Itália, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha e França juntos.
Até 2019, os clubes portugueses gastaram até a metade quase tanto em comissões intermediárias quanto em taxas de transferência.
Um total de 242 transferências internacionais de jogadores profissionais concluídas desde 1 de janeiro envolveu pelo menos um intermediário. Em comparação com 2018, o envolvimento de intermediários de clubes mais do que dobrou e os gastos com comissões intermediárias mais que triplicaram.
O relatório também inclui dados sobre comissões intermediárias médias e medianas, informações detalhadas em nível de confederação e associação de membros e comparações históricas com os anos anteriores.
Os dados publicados neste relatório foram extraídos do ITMS, usado por todas as 211 associações membros da FIFA e mais de 7.500 clubes de futebol profissional em todo o mundo para a transferência internacional de jogadores profissionais de futebol.