Ao “abrir mão” da Sul-Americana, alvinegro mira Brasileiro e Copa do Brasil e deixa técnico e atletas pressionados

O presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, aumentou a pressão sobre o time e sobre o técnico do Galo, Thiago Larghi, ao decidir desprestigiar a Copa Sul-Americana. O torneio concede ao campeão vaga para a Libertadores, um dos objetivos do clube para 2019. Eliminado da competição, o alvinegro, que perdeu o Mineiro para o Cruzeiro, só tem o Brasileirão e a Copa do Brasil pela frente, competições que o clube conquistou apenas uma vez na história.

E as dificuldades para se obter esses títulos são muito grandes. A começar pela qualidade dos rivais que o Atlético terá pela frente. Equipes como Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians investiram mais, possuem times mais homogêneos e boas peças de reposição. O Galo passa por um momento de readaptação financeira neste ano e ainda busca o melhor time e a melhor formação.

O volante Gustavo Blanco revela que, apesar da pressão, o elenco encara como possível a conquista do Brasileirão. “A gente considera o Brasileiro um campeonato com grande chance de a gente conquistar. Começamos bem a competição”, afirmou o jogador.

O alvinegro tem oscilado em algumas partidas da temporada – como no último jogo do Mineiro contra a Raposa, na estreia no Brasileiro diante do Vasco e nos dois jogos contra o San Lorenzo, da Argentina, pela Sul-Americana. Contra a Chapecoense, no jogo de volta da Copa do Brasil, o Atlético terá mais uma prova de fogo. Com o empate sem gols no Independência, os mineiros precisam vencer fora de casa para não se despedirem do torneio e encerrar, precocemente, mais um objetivo no ano.

Treinador. A situação do técnico Thiago Larghi também ficou mais complexa, e ele ganhou um “prazo” de validade. Pela primeira vez, Sette Câmara falou em efetivar o interino, após a Copa do Mundo. Mas isso só irá acontecer se os resultados antes do Mundial forem satisfatórios. Uma eliminação para a Chape, por exemplo, pode encaminhar a chegada de um novo comandante.