O time alternativo do América não conseguiu parar o melhor ataque do Brasil, com 105 gols nesta temporada, e acabou derrotado por 2 a 1 na Arena Castelão, na noite desta quinta-feira (31), em jogo válido pela volta das quartas de final da Sul-Americana.
Com o resultado, o Coelho foi eliminado da competição e agora voltará às cargas para o Brasileirão. Os comandados de Burgos terão a missão de evitar o rebaixamento no Brasileirão.
O próximo passo será conseguir superar o Santos, domingo (3), às 18h30, no Independência. O jogo é tido como “de seis pontos”, já que o Peixe também luta na parte de baixo da tabela. Enquanto o América é o lanterna com 10 pontos, o Santos abre a zona da degola, com 21, na 17ª posição e um jogo a mais que o alviverde.
O jogo
Precisando de gols, o América iniciou o duelo partindo para cima do Fortaleza. Nos primeiros dez minutos, o Coelho não dava espaços para os donos da casa chegarem com perigo ao gol de Cavichioli. Aos poucos o jogo foi equilibrado com o Leão do Pici diminuindo o ímpeto da equipe alviverde e criando oportunidades em lances de falta, mas nenhuma que exigisse o arqueiro americano.
Até que aos 21 minutos, a defesa americana vacilou e deu espaço para que Tinga, pela direita, pudesse cruzar a bola na grande área e encontrar Guilherme. O atacante subiu mais que a marcação de Rodriguinho e testou firme, para baixo, enganando Cavichioli e fazendo o primeiro gol da partida. Com o tento, o Fortaleza ampliou a soma dos placares para 4 a 1, dificultando ainda mais a vida americana.
O revés não mudou a postura do time de Bustos em campo, que seguia buscando o ataque, mas pecava no último terço de campo e nada exigia o goleiro João Ricardo, seguindo assim até o final da primeira etapa.
O segundo tempo iniciou com o mesmo roteiro apresentado no primeiro tempo. Com isso, aos dez minutos, Bustos resolveu modificar o time colocando o jovem Breno no lugar do amarelado Everaldo. Quem também foi acionado foi o atacante Rodrigo Varanda. O jogador entrou no lugar de Paulinho Bóia.
Em campo, os atletas viram os donos da casa perderem um gol incrível. Aos 13, Marinho partiu em velocidade, invadiu a grande área, e tocou na medida para Guilherme. Sozinho e de cara para o gol, o atacante mandou a bola no travessão e perdendo um gol feito na Arena Castelão.
Na primeira chance, ele tentou ser garçom, na segunda oportunidade que teve, aos 20 minutos, Marinho não perdoou e marcou o segundo do jogo. A jogada iniciou quando Burgos cortou um cruzamento e a bola sobrou nos pés do atacante. Cavichioli ainda conseguiu fazer a defesa parcial, mas a pelota ficou novamente com o atacante do Leão do Pici, que fuzilou para o gol, fazendo o quinto tento no agregado. (5x1).
Sem forças para tentar qualquer reação pela classificação, o técnico americano aproveitou o restante do segundo tempo para ver novas opções para o time que terá os jogos do Brasileirão pela frente. Aos 35, Fabián promoveu as estreias dos jovens atletas da base, Saulo e Paulinho com a camisa profissional do Coelho. Os jogadores entraram nas vagas de Rodriguinho e Mateus Henrique, respectivamente.
Do campo, os jovens viram o Coelho chegar ao gol de honra com Breno, aos 44 minutos, enchendo o pé da grande área, no canto esquerdo de João Ricardo. O tento americano não impediu a festa dos mais de 50 mil presentes no Castelão, que vibraram com o feito histórico do Leão do Pici. Com o placar, o Fortaleza sagrou-se o primeiro time nordestino a chegar às semifinais da Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2X1 AMÉRICA
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Britez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Pedro Augusto (Lucas Crispim) e Pochettino (Thiago Galhardo); Marinho (Yago Pikachu),Guilherme (Machuca), e Lucero (Silvio Romero). Técnico: Vojvoda
América
Matheus Cavichioli; Júlio, Éder e Burgos; Rodriguinho (Samuel), Javier Méndez, Alê (Matheusinho) e Mateus Henrique (Paulinho); Paulinho Bóia (Rodrigo Varanda), Everaldo (Breno), e Mastriani.Técnico: Fabián Bustos
Motivo: Quartas de final da Sul-Americana, jogo de volta
Data: 31 de agosto de 2023 (quinta-feira)
Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE
Árbitro: Árbitro: Felipe González (CHI), auxiliado por Jose Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Carlos Orbe (COL)
Cartões amarelos: Pedro Augusto, Marinho (Fortaleza); Javier Méndez, Everaldo, Rodriguinho (América)
Gols: Guilherme, aos 21 minutos do 1º tempo; Marinho, aos 20 minutos do 2º tempo(Fortaleza); Breno, aos 44 minutos do 2º tempo (América)